Confira a lista do que não pode faltar na sua casa.

Você sabe quais são os objetos de cozinha indispensáveis para você ter em casa e te auxiliar no preparo de alimentos? Aqui listamos alguns dos principais utensílios culinários:

1.  Espátula de silicone

Item chamado pelas avós de “pão duro”, a espátula de silicone é essencial para o preparo de alimentos. Ela pode ser usada para mexer alimentos, nivelar bolos e espatular coberturas e recheios. Ela também é perfeita para raspar tigelas, deixando o mínimo de resíduo de alimento no recipiente, evitando desperdícios.

2.  Espátula vazada

A espátula vazada, também chamada de espátula chapeiro, é outro instrumento culinário importante. Ela pode ser feita de nylon, silicone, metal ou madeira. É ideal para o preparo de alimentos na frigideira, como peixe, tapioca e omeletes.

3.  Escumadeira

A escumadeira é um utensílio indispensável na cozinha. Ela serve para retirar o alimento da frigideira e também reduzir o óleo das frituras.

4.  Pincel

O pincel é um item muito útil. Feito geralmente de silicone, ele serve para espalhar manteiga, óleo ou outra gordura na frigideira ou refratário de forma uniforme, rápida e econômica. É excelente para untar formas, passo essencial das receitas de bolos.

5.  Jogo de xícaras medidoras

Esse conjunto é indispensável no preparo das mais diversas receitas. Você já se deparou com receitas que pediam como medida ¼ de xícara? No jogo de medidores há as medidas de 1 xícara inteira, meia xícara, um terço de xícara e um quarto de xícara. Assim, você não tem mais dor de cabeça e não erra a proporção das receitas.

6.  Jogo de colheres medidoras

Assim como o jogo de xícaras medidoras, este conjunto é indispensável no preparo de receitas. O jogo contém medidas correspondentes a 1 colher de sopa, 1 colher de chá,  ¼ colher de chá e ½ colher de chá.

7.  Colher de cozinha

A colher de cozinha pode ser feita de silicone, nylon, metal ou madeira. Este item é essencial na cozinha, sendo ideal para refogar, mexer e servir os alimentos.

8.  Batedor

Um batedor manual, também conhecido como fouet, é um utensílio culinário usado para os mais diversos preparos. Pode ser  usado para bater claras em neve, omeletes, mexer molhos e bater os ingredientes de receitas de massas, como panquecas e bolos.

9.  Escorredor

O escorredor é um utensílio de cozinha multiuso. Além de seu papel principal de escorrer macarrão, ele também serve para lavar arroz e para a limpeza de frutas e verduras.

10.              Ralador

O ralador, como o nome já diz, serve para ralar alimentos, como queijos e vegetais, e assim dividi-los em pequenas frações. A peça é geralmente feita em alumínio ou outro metal e é um material cortante. Você pode adquirir um ralador com várias faces, com vários tamanhos de divisão do alimento e opção de fatiar o ingrediente.

11.              Rolo de massa

Ideal para o preparo de pães, pastéis e macarrão, o rolo de massa serve para amassar, espalhar e deixar a massa fina para o corte. Este item é geralmente feito em madeira, mas já pode ser encontrado no mercado em metal ou silicone. É feito de um rolo com duas pegas laterais.

12.              Batedor de carne

Este utensílio culinário serve para amaciar carnes. Ele é parecido com um martelo, mas possui em sua superfície lâminas que perfuram a carne e quebram suas fibras de acordo com o movimento das mãos.

13.              Pegador

Este item da cozinha, como o nome já diz, serve para pegar coisas, como uma espécie de pinça. Ele é super útil no preparo de alimentos, evitando acidentes como queimaduras. Pode ser feito em silicone e outros materiais, como madeira e metais.

14.              Concha

Este utensílio culinário tem a forma de uma colher grande e funda. Ela serve para retirar alimentos em forma líquida ou cremosa de um recipiente para outro, tendo como finalidade, portanto, também servir.

15.              Espremedor

Este item de cozinha é bastante prático, facilitando o preparo de alimentos. Existem diferentes modelos no mercado: espremedor de alho, de limão e de batata são alguns exemplos. Todos são boas aquisições para a sua cozinha.

16.              Descascador

Item super prático no preparo de frutas, legumes e verduras, o descascador deve compor a sua cozinha. É uma espécie de faca, com uma lâmina específica para retirar com facilidade a casca de alguns alimentos.

16 utensílios essenciais para cozinha