A escolha do prato ideal deve levar em conta o tipo de cerveja que ele acompanha

Você sabe o que é harmonização de cervejas? Assim como acontece com o vinho há muitos anos, esse processo tem o objetivo de realçar o sabor dos alimentos, melhorando ainda mais a experiência ao degustá-los. Dessa forma, o ideal é que se combine pratos com um tipo de cerveja que não sobreponha suas características ligadas ao paladar, de maneira que você possa apreciar ambos.

Por isso, ao consumir cerveja tradicional ou artesanal em um jantar com os amigos, é importante ter atenção não apenas na escolha da bebida. Você precisa pensar também  em qual prato melhor combina com a sua escolha.

Alguns pontos servem de indicativo para essa combinação, como a coloração da cerveja e do alimento, que devem ser semelhantes. Também é interessante verificar o nível de picância de um alimento e o amargor da cerveja. Por fim, é necessário cuidado com sabores contrastantes entre si, como o sabor amargo e o doce, e o refrescante com o picante.

Abaixo, conheça quais pratos proporcionam melhor harmonização com tipos específicos de cerveja.

Pilsen

Esse tipo de cerveja é caracterizado por ser leve e claro. Assim, o ideal é que os pratos que a acompanham tenham características semelhantes, já que aqueles de sabor forte farão desaparecer do paladar o gosto da cerveja.

Uma boa harmonização com a cerveja Pilsen envolve petiscos e comidas de boteco, como pastéis, queijos brancos, azeitona e mandioca. Comidas que tenham oleaginosas como nozes, castanhas e amendoim, também são boas pedidas.

India Pale Ale (IPA)

As India Pale Ale são marcadas por uma alta concentração de lúpulo, o que as tornam mais amargas do que as Pilsen e faz com que limpem o paladar. Por causa disso, elas combinam mais com pratos gordurosos ou que sejam mais temperados, como é o caso, sobretudo, do churrasco.

Outros acompanhantes possíveis para esse tipo são hambúrguer, pizzas, salmão e nachos. Se o prato utilizar algum molho de sabor forte, a IPA criará uma melhor harmonização com ele.

Porter ou Stout

As cervejas do tipo Porter ou Stout são as escuras e que apresentam notas de chocolate ou café no seu sabor. Por causa dessa característica, são excelentes para harmonizar com sobremesas: petit gateau, brownie, bolo de chocolate e cheesecake são algumas opções que você pode aproveitar.

Elas também podem ser aproveitadas com pratos salgados, como queijos mais fortes; gorgonzola, gouda e parmesão são alguns exemplos. O sabor tostado da bebida permite uma boa combinação com carne defumada, grelhada e churrasco com molho barbecue.

Weiss

A Weiss é uma cerveja feita de trigo e de sabor mais ácido. A sua harmonização pode ser mais complexa por existirem diversos tipos, de modo que a combinação irá variar. Normalmente, elas combinam com comidas apimentadas como as da culinária mexicana, caso do nacho, taco e chilli.

Porém, elas também podem ser harmonizadas com opções mais leves, com as chamadas comidas de boteco. Assim, é possível combiná-las com quibes, pastéis, salame, azeitona e mandioca frita.

Amber Larger

Trata-se de mais um tipo de cerveja que tem sua cor bem variada, o que torna sua harmonização bem versátil, assim como é o caso da Weiss. De forma geral, ela pode ser bem degustada ao lado de pratos e petiscos diversos.

Entre os pratos, é possível citar carne branca como peixe, frango e peru. As carnes pouco gordurosas e vermelhas também oferecem uma combinação interessante. A bebida ainda pode ser apreciada junto de frango assado, frito ou grelhado, e siri.

Já entre os petiscos, estão linguiça, batata frita, amêndoas, amendoim, castanhas e calabresa. A harmonização também é possível com opções um pouco mais pesadas, como pizza e hambúrguer.

5 pratos que harmonizam bem com cervejas