O sistema compila dados de operações de crédito dos consumidores brasileiros.

Quem já parcelou uma compra no cartão de crédito, fez empréstimos ou financiamentos, provavelmente tem seu nome registrado no SCR (Sistema de Informações de Crédito). Ao contrário do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e Serasa, o SCR não registra apenas negativos, mas todas as transações financeiras.

Assim, não se preocupe porque ter o nome no SCR não significa que você tem alguma pendência em seu nome. O sistema recebe informações de instituições de crédito sobre operações de crédito de seus clientes e tudo isso acaba sendo registrado no SCR, administrado pelo Banco Central.

O que é SCR?

O SCR é o Sistema de Informações de Crédito e como o nome indica é um sistema que agrega informações sobre operações de crédito como empréstimos, financiamentos e limites de crédito concedidos aos consumidores brasileiros por diversas instituições fornecedoras de crédito.

O sistema é atualizado mensalmente com os registros de informações de crédito acima de R$ 200, incluindo operações que estão para vencer e operações já vencidas, ou seja, dívidas em atraso.

Se o usuário fizer dívidas no cartão todo mês e elas foram quitadas na data de pagamento da fatura, isso gera uma operação de crédito que será registrada no SCR.

Como funciona o SCR?

Todo mês, operadoras de crédito, bancos, corretoras e fintechs enviam informações contábeis atualizadas para o sistema do Banco Central. O SCR agrega informações como faturas a vencer, compras parceladas no cartão de crédito, empréstimos e financiamentos com pagamento em dia ou em atraso.

O sistema não permite que informações antigas sejam atualizadas, mas permite isso em relação aos novos pagamentos registrados. O SCR serve como um registro das operações de crédito no sistema financeiro brasileiro, sendo organizado e analisado pelo Banco Central.

Além do Banco Central, o SCR também pode ser usado por outras instituições financeiras como uma forma de consulta às informações de crédito com um cliente. Logo, esse sistema se torna uma maneira de aprimorar a análise de crédito de novos clientes.

Quais são os objetivos do SCR?

O serviço traz benefícios para consumidores, instituições financeiras e para o Banco Central. O SCR permite que os clientes acompanhem as informações sobre suas operações de crédito com clareza e sem quebrar o sigilo bancário.

O sistema também permite ao Banco Central acompanhar informações e analisar as operações administradas pelos mais diferentes bancos e fintechs, o que traz mais credibilidade e segurança para que o público consuma os serviços financeiros.

E também traz uma forma de refinar a análise de crédito para liberação de verba em operações de crédito. Pelo SCR, as instituições financeiras podem acompanhar as transações realizadas por possíveis clientes ao longo do tempo, o que é essencial para definir a aprovação e o limite de crédito que pode ser concedido.

Como consultar o SCR?

Para ter acesso às suas informações no SCR, basta acessar o Registrato (Extrato do Registro de Informações), que é um sistema que fornece informações sobre os cadastros administrados pelo Banco Central.

O Registrato pode ser acessado pelo site do Banco Central, fazendo login de pessoa jurídica ou através da conta Gov.br. Também é possível obter informações sobre o SCR pelo telefone O800 979 2345 do Banco Central, em dias úteis das 9h às 16h.

É possível retirar o meu nome do SCR? Posso pedir a correção de alguma informação?

Diferente de outros sistemas de informações de crédito como SPC e Serasa, o SCR não é um órgão de proteção ao crédito, portanto não é uma lista de restrição. No sistema, as informações são anotadas no SCR e não podem ser excluídas, apenas atualizadas.

Então, se você identificar um erro em suas informações registradas no SCR, você pode pedir a retificação de dados junto à instituição responsável pelo envio da informação, ou seja, a instituição de crédito que registrou a informação. Também é possível fazer uma reclamação na Central de Atendimento ao Público do Banco Central pelo site ou pelo número 0800 979 2345.

O SCR é um meio bastante eficaz de gerenciar as operações de crédito realizadas no Brasil. Todos os brasileiros devem conhecer esse sistema para terem mais controle sobre suas informações e conseguirem melhorar o seu histórico de crédito no mercado.

Conheça o SCR