Destino certo para mergulhadores, as praias brasileiras têm muitas atrações na diversidade da fauna e flora de suas riquezas marinhas, sem falar nos navios naufragados.

Com mais de 7.000 km de litoral, o Brasil é um país ideal para quem gosta de viajar para a praia. Os roteiros contam com diversas opções de lazer, com meios de hospedagem de primeiro mundo, águas cristalinas e cenário ideal para os apaixonados por mergulho. De norte a sul, é possível contemplar espécies variadas e até mesmo vivenciar experiências incríveis, como ao lado de tartarugas marinhas ou vendo golfinhos brincando em alto mar.

Costa do Sauípe (BA)

Situada na Bahia em uma região repleta de resorts e excelente infraestrutura, Costa do Sauípe tem uma costa privilegiada como todo mergulhador sonha. O mar é esverdeado, facilitando a contemplação da vida marinha de várias espécies tanto de peixes quanto cavalos-marinhos. Portanto, trata-se de uma fauna e flora submarina incrível.

É possível contemplar o colorido das estrelas e sentir a paz que esse esporte oferece. Além disso, o destino reserva muitas outras atrações, como dunas, piscinas com toboáguas, spa, campo de golpe, centros náuticos, passeios de barco, etc.

Fernando de Noronha (PE)

Considerado por especialistas como um dos melhores locais para se mergulhar no Brasil, Fernando de Noronha possui  águas propícias para o esporte em várias praias, pois a água é morna e é possível ter uma visibilidade de até 50 metros na horizontal, situação que ajuda muito na observação da vida marinha.

São mais de 30 locais somente no arquipélago pernambucano com diferentes profundidades, voltados para mergulhadores de todos os níveis, desde iniciantes até profissionais.

Podemos citar como regiões muito procuradas Laje Dois Irmãos, Cabeça das Cordas, além da Pedra da Sapata. Em Fernando de Noronha, é possível praticar muitos outros esportes aquáticos, como surf e stand-up paddle.

Nas atrações dos mergulhos estão tartarugas marinhas, golfinhos, tubarões, baleias, moreias, polvos e, claro, uma infinidade de peixes de inúmeras espécies.

Ilha Grande (RJ)

Muitas praias existentes em Ilha Grande são propícias para o mergulho e há atrativos ainda mais especiais, como o Navio Pingüino, naufragado na Enseada do Sítio Forte. Por isso, o destino é visitado por turistas brasileiros e estrangeiros que amam o esporte e também a natureza.

A ilha é linda por todos os lados e é possível se hospedar em pousadas bem aconchegantes, como as existentes na praia de Abraão ou em campings nativos em vários pontos.

Somente nesse destino há mais de 800 espécies de flora e fauna marinhas para serem apreciadas. Além disso, as profundezas da Baía da Ilha Grande são privilegiadas pelas águas claras com tons verde-esmeralda.

Há vários peixes coloridos, principalmente estrelas-do-mar. A região tem ainda a área conhecida como Laje Alagada, onde a diversidade é característica marcante, com formações rochosas e salões de areia branca. Não podemos deixar de citar também a enseada de Araçatiba.

Dessa maneira, Ilha Grande é destino certo para quem gosta de mergulhar, seja ao lado da costa ou em regiões mais profundas sob condução de barcos conduzidos por especialistas.

Ilhabela (SP)

Ilhabela não é apenas a capital nacional da vela. A cidade do litoral norte de São Paulo também é um roteiro imperdível para quem gosta de apreciar as belezas marinhas.

O destaque da ilha que fica a 20 minutos de balsa de São Sebastião é o grande número de navios naufragados, como na costa sul. Há cargueiros, rebocadores e veleiros antigos. Agora, são habitat de variadas espécies marinhas.

Vale a pena conhecer o Santuário Ecológico da Ilha das Cabras, com destaque para garoupas, peixes-borboleta, robalos, entre outros. É importante informar que a caça é proibida e todo mergulho deve ser acompanhado por agências especializadas.

Guarapari (ES)

Se você quer visitar Vitória, não pode deixar de dar uma esticadinha até Guarapari. São apenas 58 km e as praias têm uma diversidade de peixes, com 220 espécies catalogadas, podendo ser visualizadas tanto de snorkel quanto cilindro.

As dicas de mergulho contemplam ainda ilhas, naufrágios e recifes. Tartarugas também estão presentes em Guarapari. Um dos principais pontos turísticos para os mergulhadores é o navio cargueiro Bellucia, que está há mais de 100 anos submerso, desde que bateu em um recife pouco tempo depois da partida rumo a New Orleans, deixando mais de 15.000 sacos de café embaixo d’água.

Em quais praias do Brasil dá para praticar mergulho_