A prática de alguns esportes pode trazer benefícios tanto para a saúde corporal, quanto para a saúde mental.

Você provavelmente já ouviu aquele famoso ditado: “corpo são, mente sã”, ele é importante para lembrarmos que o cuidado com a saúde mental é tão importante quanto os cuidados com o corpo para uma vida saudável.

Mas, você sabia que é possível praticar esportes que treinam, tanto o corpo, quanto a mente? Então separe suas melhores peças esportivas e confira essa lista de práticas que irão dar um boost na sua saúde física e mental.

Yoga

A yoga é o esporte ideal para aqueles que buscam uma maior saúde física e mental. Os exercícios na yoga não exigem tanto esforço físico inicialmente e aliam técnicas de respiração com exercícios de respiração e meditação.

Depois da prática de yoga você sentirá seus músculos relaxados e sua mente mais focada e seus pensamentos mais equilibrados.

A yoga é muito indicada para aqueles que não tem ânimo para a prática de musculação ou exercícios aeróbicos, mas que mesmo assim buscam acrescentar uma prática mais saudável em sua rotina.

Para começar a sentir os benefícios da yoga no seu corpo e mente é necessário praticá-la por, no mínimo, duas vezes na semana.

Natação

A natação é um esporte queridinho de todos, pois seus benefícios são múltiplos: equilíbrio muscular, melhora na postura, mais rapidez na circulação e, além de todas essas vantagens para o corpo, sua prática deixa a mente mais relaxada melhorando o humor.

Ao contrário do que se pensa, a natação pode ser praticada, e é benéfica, em todas as idades. Jovens, adultos, idosos e até mesmo crianças já podem praticar natação. A natação pode ser praticada sempre que tiver um tempo disponível, mas o recomendado são, no mínimo, duas aulas na semana para obter os resultados.

Pilates

O pilates é o exercício ideal para aqueles que passam muito tempo trabalhando sentado e não têm o costume de movimentar o corpo.

Os malefícios de passar muitas horas sentado são muitos, e podem atingir tanto o corpo, deixando-o mais suscetível para o desenvolvimento de doenças crônicas como pressão alta e diabetes; e também podem atingir a mente, aumentando os níveis de stress e ansiedade.

A prática de pilates desenvolve uma maior consciência corporal e melhora a sua postura, deixando as horas que você passa sentado menos nocivas para seu corpo. O pilates, além disso, auxilia na disposição e na agilidade.

As aulas de pilates podem ser feitas por pessoas de qualquer idade e seus níveis vão de iniciante até avançado. O ideal é praticar, no mínimo, duas vezes por semana para que seus resultados sejam completos.

Corrida

A corrida é um esporte completo e muito fácil de ser praticado. A corrida trabalha todos os grupos musculares do corpo, fortalece os ossos e acelera o metabolismo, seus benefícios não ficam apenas no âmbito corporal, pois a corrida eleva o número de neurônios na região da memória.

Além de tudo isso, a prática de corrida proporciona um momento de descanso para a mente, diminuindo o estresse e a ansiedade. O ideal é a prática de corrida de rua, pois a saída de ambientes fechados e a respiração de ar puro podem ampliar os benefícios mentais desse esporte.

A corrida pode ser praticada diariamente, porém, caso você tenha uma rotina agitada, separe um tempo antes ou depois do expediente para a prática em dois dias na semana.

Ciclismo

O ciclismo, assim como a corrida, representa um momento de descanso para a mente, portanto aqueles pensamentos angustiantes do horário de trabalho, que causam estresse e ansiedade, são deixados de lado para se aproveitar o momento em que pedala.

Seus efeitos no corpo não são menos significativos, pedalar aumenta a imunidade; diminui o risco para infartos, pressão alta e outras doenças cardíacas; melhora o sistema aeróbico, trazendo mais fôlego para o praticante; trabalha os músculos das regiões inferiores e proporciona um altíssimo gasto energético, trazendo um amplo gasto calórico ajudando no emagrecimento sem deixar de lado o fortalecimento muscular.

O ciclismo pode ser praticado na rua, preferivelmente aquelas que possuem ciclovia, e pode ser uma ótima solução para você ir e voltar do trabalho.

Quais os melhores esportes para trabalhar o corpo e a mente_