Traços gentis e sociáveis são o destaque da personalidade do animal.

O cachorro maltês é uma das raças de pequeno porte que mais faz sucesso no Brasil. Popular entre as crianças, ele é facilmente reconhecível por sua pelagem branca e longa, além de ser um animal dócil e de muita energia.

Se você já pensou em ter um Maltês em casa, é importante conhecer um pouco mais sobre sua personalidade e traços comportamentais. No texto abaixo, entenda as principais características desse animal e como ele se adapta a realidade da sua residência.

Personalidade

Alguns aspectos se destacam na personalidade dessa raça. Uma delas é que ele adora ser o centro das atenções, não abrindo mão do carinho dos seus donos. Isso faz com que ele expresse seu carinho de forma gentil, carismática e divertida, brincando com seu tutor sempre que possível.

O temperamento do maltês tem boas qualidades. Ele é gentil e sociável, o que permite que ele se adapte com facilidade em ambientes que tenham crianças ou outros animais. De uma forma geral, sua socialização não demanda preocupações. Ele é um verdadeiro diplomata e sabe conviver em diferentes convívios e ambientes.

A sua convivência com os demais é tão boa que ele pode até mesmo pedir afago para pessoas desconhecidas. Isso não é motivo para o dono ficar assustado, mas é mais um sinal de como ele sempre está à procura de carinho e atenção dos donos.

Contudo, é necessário atenção: o maltês pode ser uma raça muito determinada e teimosa, que pode tornar o convívio com ele mais difícil. Isso reforça a necessidade de proporcionar um adestramento adequado com ele para que se tenha uma relação harmoniosa com a família.

Quanto a socialização, também é recomendável que o dono proporcione um tempo para ele poder se ajustar. Quando ele estiver em um novo ambiente ou na presença de outros animais pela primeira vez, procure perceber possíveis incômodos que estejam atormentando-o.

Outro cuidado necessário é evitar que ele fique longos períodos sozinho, visto que é um cão muito apegado à família, existe o risco do maltês sofrer da chamada “ansiedade da separação”. Para evitar esse problema, o ideal é adaptá-lo a este cenário desde filhote.

Pelagem

O pelo branco do Maltês é a sua principal característica visual. Porém, são necessários cuidados minuciosos para que eles fiquem sempre lisos e sedosos. Uma delas é a escovação diária, que impede que eles se enrolem. Para isso, deve-se usar um pente de aço ou escova de pinos.

As tosas higiênicas também devem ocorrer de forma regular, com um intervalo não superior a um mês. Os banhos devem utilizar um xampu e condicionador apropriado para a raça. Ao final, os pelos devem ser enxaguados com cuidado e devem ser muito bem secados.

Saúde

De uma maneira geral, o Maltês é um cachorro bastante saudável. Entretanto, assim como é o caso de outras raças, algumas condições costumam ser mais típicas dessa raça. No caso dele, obesidade e problemas cardíacos são as complicações mais comuns para eles.

Para contornar essa situação, é importante que se crie uma rotina de hábitos saudáveis com o animal. Implemente uma dieta balanceada para ele, com rações adequadas – consulte um veterinário para saber qual é a melhor opção. Faça atividades físicas e brinque com eles diariamente, para que eles possam movimentar o corpo constantemente.

Além desse cuidado, também é fundamental que as consultas com o veterinário sejam rotineiras. Esse acompanhamento permite detectar qualquer complicação o quanto antes, aumentando assim a chance do tratamento obter sucesso. As visitas também são importantes para mantê-lo vacinado e obter dicas de como acrescentar outros hábitos saudáveis na vida do animal.

Qual a personalidade de cachorro maltês_