Descubra qual é o prazo de validade do travesseiro e saiba se está na hora de trocar o seu.

Ter uma boa noite de sono é extremamente importante para a saúde, afinal, é   durante o momento de descanso que o corpo repõe todas as energias que foram gastas durante o dia, fator essencial para o bem-estar físico e mental.

No entanto, para conseguir esse feito, é necessário tomar alguns cuidados importantes que, muitas vezes, acabam passando despercebidos por grande parte das pessoas, como saber quando é preciso higienizar ou comprar travesseiros novos.

Embora muitos não saibam, todo travesseiro, independentemente do modelo ou marca, possui um prazo de validade e precisa ser trocado em um determinado momento. Isso porque como o item é usado diariamente, inevitavelmente acumula substâncias como suor, maquiagens, lágrimas, cerume, saliva e perfumes, que contribuem para a proliferação de ácaros, fungos e bactérias.

Sendo assim, se você é uma das pessoas que não sabiam dessa informação, confira algumas orientações e recomendações acerca dos travesseiros para preservar ainda mais a sua saúde e, consequentemente, melhorar as suas noites de sono.

Qual o prazo de validade dos travesseiros e por que eles devem ser trocados?

Podemos dizer que o travesseiro possui um prazo de validade de no máximo 2 anos, devendo ser trocado após esse período. Passado esse tempo, cerca de 30% do produto passa a ser composto por excrementos e resíduos de ácaros, mesmo que eles tenham sido usados com protetores específicos e higienizados a cada 6 meses, como é recomendado.

Além disso, a prolongação do uso do travesseiro faz ele se tornar uma grande fonte de contaminação por microrganismos, fator que pode ser responsável por causar conjuntivite, eczema, espirros, coceira, corrimento e até mesmo crises de asma. Sendo assim, não importa se o seu travesseiro aparenta estar limpo e em boas condições: se tiver dois ou mais anos de uso, ele precisa ser substituído por outro.

Fazendo isso, além de evitar possíveis alergias respiratórias e todos esses problemas que já foram citados, você também preserva a sua coluna e postura, uma vez que a altura do travesseiro é extremamente importante para manter a coluna e o pescoço na posição correta, evitando o surgimento de dores musculares.

Como saber se o travesseiro ainda está dentro da validade?

Há alguns sinais que podem ser observados no travesseiro que indicam se seu prazo de validade já expirou. Veja quais são:

Veja se ele possui manchas amareladas

Um dos primeiros sinais que o travesseiro dá quando sua validade expira é o surgimento de pequenas manchas amareladas. Por isso, sempre que você for trocar a fronha ou o plástico protetor do travesseiro, é importante verificar a existência dessas manchas. Caso haja, você precisará providenciar um novo travesseiro.

Observe qualquer sinal de deformidade

Com o passar do tempo, o travesseiro inevitavelmente sofrerá algumas deformidades que precisam ser observadas. Afinal, elas podem causar grandes prejuízos para a saúde, como dores nas costas, no pescoço ou o agravamento de problemas já existentes na coluna. Por esse motivo, notar qualquer tipo de modificação no formato original do travesseiro é mais um indicativo de que sua validade já expirou.

Desconforto ao acordar

Se você acorda com dores nas costas, no pescoço, na cabeça ou outro tipo de desconforto mesmo após uma longa noite de sono, provavelmente o seu travesseiro já passou da validade. Sendo assim, tente observar em qual estado o seu corpo se encontra ao acordar. Caso você sinta algum desses incômodos frequentemente, faça um teste e troque de travesseiro, pois ele provavelmente é a origem do problema.

Sabia que travesseiro tem prazo de validade_ Vem descobrir qual é