Entenda todos os pontos a serem considerados para tomar a decisão de morar num condomínio fechado. Conheça as vantagens desse tipo de moradia.

No Brasil, fica cada dia mais comum famílias optarem pela moradia em condomínios fechados. Afinal, é uma opção com diversos benefícios agregados.

Existem diversas possibilidades e tipos de condomínio, desde apartamentos, casas, sobrados e até de imóveis maiores, como chácaras e sítios. Cada um se adequa a um tipo de perfil, necessidades e condições financeiras.

É importante considerar alguns fatores ao decidir pela aquisição de imóvel dentro de um condomínio.

Algumas pessoas nunca tiveram a experiência de morar em condomínio fechado, e ao realizar a mudança sem considerar a nova dinâmica, podem estranhar, criando dúvidas sobre a escolha.

Por isso, levantamos alguns pontos que podem colaborar na hora de se preparar para a mudança. Assim, você poderá entender as principais vantagens desse ambiente.

Considere uma nova dinâmica

Ao decidir pela mudança para um condomínio, em que existe o compartilhamento de ambientes, lembre-se que você poderá cruzar com pessoas em áreas comuns.

Poderá, por exemplo, abrir a porta do seu apartamento e encontrar com seu vizinho no hall para esperar o elevador. Ou, ao levar seu filho para brincar no parquinho, terá convivência com outros pais.

Além disso, os condomínios contam com regras impostas para todos os moradores para que a convivência seja organizada, amigável e funcione para todos. Após considerar esses pontos principais, conheça algumas das principais vantagens ao optar pela moradia em condomínio fechado.

Segurança

Morar em condomínio fechado pode proporcionar maior segurança no dia a dia, ainda mais quando conta com portão automático e portaria.

Muitos empreendimentos têm objetivo de garantir maior segurança aos moradores. Porém, nem todos contam com todas as opções de segurança. Como portaria 24 horas, monitoramento por câmeras de segurança, sistema com controle de entrada e saída de carros e pessoas, além da ronda interna.

Por isso, ao fazer o levantamento das opções junto à imobiliária, faça uma lista de quais desses itens são fundamentais para você e sua família.

Infraestrutura e entretenimento

Muitas famílias buscam uma infraestrutura que ofereça maior entretenimento aos moradores. Os condomínios fechados costumam oferecer opções com áreas de lazer que proporcionam diversão para crianças, comodidade e facilidade para os adultos, além de qualidade de vida para todos.

Na estrutura do condomínio, é bem comum que os moradores possam contar com salão de jogos, piscina, churrasqueira, quadras poliesportivas, academia, e em alguns casos até salão de beleza, espaço kids, dentre outros.

Ao conhecer a estrutura dos possíveis locais em que gostaria de morar, é importante que o interessado faça o levantamento das opções de infraestrutura. Além disso, faça o comparativo do valor da mensalidade do condomínio para então decidir o que se encaixa nas necessidades e despesas.

Praticidade na resolução problemas técnicos

Ao optar pela vida em condomínio fechado, os moradores escolhem uma pessoa para ser o síndico do lugar. Dessa forma, essa pessoa fica responsável pelo cuidado e manutenção das instalações, limpeza das áreas comuns, jardinagem e administração de modo geral.

Além disso, os moradores que passarem por algum problema técnico na eletricidade, no encanamento, ou encontrem serviços rotineiros, podem ativar o síndico para que um profissional seja acionado e busque a solução. O valor da mensalidade faz parte do condomínio que os moradores pagam todo mês

Estilo adequado ao perfil

Como falamos lá no começo, existem diversas possibilidades de condomínio fechado, e cada um pode se adequar a um perfil de pessoa. É possível encontrar algo que se encaixe em diferentes estilos.

Alguns condomínios fechados contam com casas padronizadas, oferecendo plantas bem parecidas, com pouquíssima variação de fachadas. Outros, contam com poucas opções de apartamentos, para dar maior atenção a cada morador.

É possível encontrar condomínios fechados com inúmeras torres de apartamento, cujo foco é reduzir o valor do condomínio ao morador, oferecendo uma infraestrutura completa.

Existem condomínios que vendem terrenos para que cada proprietário construa sua casa de acordo com seu projeto pessoal, considerando um padrão que define altura de muro, metragem mínima, frente aberta, jardim na frente da casa, entre outros detalhes.

Cada ponto desses possui influência no preço final do empreendimento e na mensalidade do condomínio. Por isso, fazer levantamento de investimento e entender o que melhor se encaixa é o ideal.

Qualidade de vida

Ao reunir segurança, infraestrutura completa e praticidade, é possível encontrar uma ótima qualidade de vida.

Contar com os benefícios que um condomínio fechado pode proporcionar cria chances para que os moradores organizem melhor o tempo. Além disso, colabora para uma rotina mais leve e prazerosa.

Ao optar por morar perto do trabalho, é possível evitar o tempo no trânsito e no engarrafamento. E mesmo que às vezes o condomínio não fique tão perto, ao chegar em casa, é possível encontrar maneiras de relaxar, como dar um mergulho na piscina, praticar atividade física, ou até fazer uma massagem nas salas de spa. Tudo isso vai depender do estilo de lugar que você escolheu.

Agora que você já entendeu as principais vantagens de morar em condomínio fechado, entre em contato com uma imobiliária e faça sua lista de opções!

Saiba por que é vantajoso morar em condomínio fechado