Barra fixa, impulsão horizontal, natação e corrida são as modalidades analisadas. Confira os critérios de cada etapa do teste!

O concurso para trabalhar na Polícia Federal (PF) é composto por etapas com provas objetivas, discursivas e o Teste de Aptidão Física (TAF). O TAF costuma acontecer um mês depois de sair o resultado das outras provas e tem caráter eliminatório.

O alto índice de reprovação no TAF assusta muitos candidatos, mas é possível obter um resultado satisfatório com foco e dedicação. Para isso, é importante encarar o Teste de Aptidão Física como mais uma prova do concurso PF que exige preparo e concentração.

Como funciona o TAF?

Os candidatos devem levar um atestado médico específico para o Teste de Aptidão Física emitido em um período de até 15 dias antes da prova. Além disso, é importante usar roupas apropriadas para as atividades. Os participantes são submetidos a quatro testes:

  • Barra fixa;
  • Impulsão horizontal;
  • Natação (50 metros);
  • Corrida (12 minutos).

Os candidatos precisam obter o desempenho mínimo em cada modalidade, atingindo o somatório de 10 pontos no conjunto. Cada índice mínimo equivale a dois pontos. Portanto, atingir apenas o índice mínimo não garante a aprovação, é necessário superá-lo em uma ou mais modalidades.

Vale ressaltar, também, que o TAF não é uma competição entre os candidatos. Os testes são individuais e a disputa é focada nos índices estabelecidos pela banca que foram explicados acima. Além disso, é importante saber que os candidatos têm direito a duas tentativas em cada modalidade — com exceção da corrida — sendo computada a melhor marca.

Veja como funciona cada modalidade do TAF

O TAF exige um certo nível de condicionamento físico. Por isso, é essencial apostar em treinos que ajudem a desenvolver as habilidades necessárias para passar no teste. Inicie a preparação com antecedência, pois um mês pode ser um período curto para quem não está acostumado a fazer atividades físicas.

Muitas pessoas têm dúvidas de como funciona o TAF na prática. As provas são as mesmas para homens e mulheres, mas os índices que devem ser atingidos são distintos. Veja abaixo como é feita a avaliação de cada modalidade.

Barra fixa

A barra fixa ajuda a avaliar a força dos candidatos. Nesta prova, os homens devem fazer movimentos de sobe e desce, enquanto as mulheres precisam se manter estáticas na barra.

Os homens devem se pendurar na barra com pegada livre, flexionando os cotovelos até que o queixo ultrapasse a parte superior da barra. Em seguida, devem estender os cotovelos novamente, voltando para a posição inicial. O candidato precisa fazer duas flexões para garantir a pontuação mínima e cinco flexões para a pontuação máxima.

No caso das mulheres, elas também devem se pendurar na barra com pegada livre. Em seguida, é necessário flexionar os cotovelos até o queixo ultrapassar a parte superior da barra. A candidata deve manter essa posição estática para o avaliador cronometrar o tempo. A suspensão por 15 segundos garante pontuação mínima e por 30 segundos ou mais a pontuação máxima.

Impulsão horizontal

O teste de impulsão horizontal avalia a explosão muscular dos candidatos. Homens e mulheres fazem a mesma prova, em uma caixa de areia, mas os índices para pontuar são diferentes.

O participante deve ficar atrás da linha de medição inicial, com os pés paralelos. Quando o avaliador fizer o comando de “iniciar”. o candidato deve saltar a frente, buscando a maior distância possível.

Para garantir a pontuação mínima, os homens devem marcar 1,70m e as mulheres 1,30m. A pontuação máxima pode ser atingida quando os homens marcarem uma distância igual ou superior a 2m e as mulheres 1,60m.

Natação

O teste de natação costuma ser muito temido pelos candidatos. Afinal, nem todo mundo sabe nadar ou tem uma piscina para praticar a modalidade. Por isso, é importante entender que essa prova exige técnica.

O teste é aplicado em uma piscina com 25m de extensão e os candidatos devem percorrer 50m de distância, ou seja, ida e volta. É possível nadar em qualquer estilo, mas, por ser uma prova de velocidade, o crawl é mais indicado.

Para garantir a pontuação mínima, os homens devem fazer o trajeto em 56 segundos, enquanto as mulheres devem cumprir a prova em 64 segundos. Largada, estilo, pernada, virada e respiração são etapas que fazem toda a diferença no resultado final.

Corrida

O teste de corrida costuma ser realizado em uma pista de atletismo com 400m de extensão. O piso pode variar entre asfáltico, concreto, sintético, cascalho, carvão entre outros.

Os candidatos devem correr por 12 minutos. Após esse período, será feita a marcação da distância percorrida. Os homens devem atingir, no mínimo, 2000 metros, o equivalente a cinco voltas na pista. Já as mulheres devem percorrer, no mínimo 1.600 metros, ou seja, quatro voltas na pista.

TAF_ como funciona o Teste de Aptidão Física da Polícia Federal_